Laboratório de Geossintéticos

 

 

Contatos: Prof. Dr.  Jefferson Lins da Silva (Docente Responsável pelo Laboratório)   Tel. - 16 3373-9505

                  MSc.  Clever Aparecido Valentin (Técnico do Laboratório)  Tel. - 16 3373-8218

 

     Nos anos 90, o Prof. Benedito de Souza Bueno junto com o Departamento de Geotecnia da EESC-USP idealizaram o Laboratório de Geossintéticos para dá suporte as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Melhoria de Solos e Geossintéticos.

Em meados de 1999, a Administração Central do Campus da USP em São Carlos destinou uma área para a construção do Laboratório de Geossintéticos da EESC-USP. A obra foi executada em um prazo de cerca de dois anos e inaugurada em 21 de agosto de 2001 com a presença do Magnífico Reitor da USP, Prof. Jacques de Marcovitch.

     A infra-estrutura do Laboratório de Geossintéticos foi financiada com recursos do orçamento do Departamento de Geotecnia, com doações da Diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos, com recursos de reserva técnica de projetos FAPESP e, em sua maior parte, com doações da iniciativa privada. Deve-se destacar os apoios das seguintes empresas AMANCO Brasil S/A, BIDIM BBA Nonwovens, G -Tec, MACCAFERRI Gabiões do Brasil Ltda, OBER Indústria de Comércio S/A, OPP Química S/A, SANSUY S/A, SUPRA FIRST PLAST Ltda e TRIKEM. Ressalte-se que a Trikem foi a responsável pela doação de toda a parte de acabamento da obra feito totalmente em PVC (telhas, janelas, portas, divisórias, forro, piso e revestimento de banheiros).

     O Laboratório de Geossintéticos está implantado em um prédio de três pavimentos e um anexo com cerca de 600 m2 de área construída em que nos dois primeiros andares estão implantados os equipamentos e no último, salas de permanência de alunos e funcionários e uma sala de aula.

     Esta iniciativa materializou-se devido aos esforços e apoio de amigos e simpatizantes à causa dos geossintéticos e das dutovias. Menciona-se em ordem alfabética as pessoas que prontamente nos auxiliaram nesta tarefa: Carlos Caldeira, José Geraldo França, Laerte Guião Maroni, Lavoisier Machado, Luiz Fernando Schimith, Jorge Mônaco,  Norton Alba, Orlando Mellotti,  Roberto Aramaki e Silvio Luis Palma.

     Internamente a iniciativa recebeu pronto apoio dos Professores Eugênio Foresti, Diretor da EESC-USP, José Jairo de Sales, diretor de obras da EESC-USP e Orencio Monje Vilar, chefe do Departamento de Geotecnia. A concepção da obra foi da arquiteta Sonia Costardi.

    As motivações para a criação do Laboratório de Geossintéticos da EESC/USP foram várias, podendo-se destacar as seguintes:

  • Dispor  de um  laboratório dedicado  a este tema específico  para  ser um referencial nacional para a geração e difusão de conhecimentos de pesquisas e estudos e cursos, palestras, material bibliográfico impresso, ou disponível em mídia portátil ou na Internet;
  • Dá suporte aos cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental da EESC-USP, com atividades práticas no laboratório e também auxiliando alunos de Iniciação Científica na realização de ensaios;
  • Ter um órgão para zelar pela elaboração de projetos de equipamentos  para ensaios de laboratório, pelo desenvolvimento de procedimentos de ensaios, de  instrumentação eletrônica para laboratório e obras que utilizam geossintéticos;
  • Possuir um centro para apoiar atividades de extensão e de prestação de serviços para atender  as  demandas da sociedade e do mercado consumidor, respectivamente;
  • Em termos de formação de recursos humanos, o centro tem como dever atrair alunos para os cursos de pós-graduação da EESC-USP que utilizam o material geossintético e também, a  partir  desta  premissa, juntar  esforços  para  formar profissionais especialistas.

   Ensaios Convencionais executados em Geotêxteis e Produtos Correlatos

Propriedades físicas
 Massa por unidade de área
 Espessura nominal
Propriedades mecânicas
Resistência à tração (faixa larga e do tipo grab)
Resistência ao puncionamento (estática e dinâmica)
Resistência à propagação de rasgo
Resistência ao estouro
  Fluência
Propriedades hidráulicas
Permissividade
Transmissividade
Abertura de filtração
Propriedades de desempenho
Resistência de interface
Arrancamento
Cisalhamento direto
Danos de instalação

Principais Ensaios realizados em Geocompostos Bentoníticos

Propriedades físicas
Massa por unidade de área
Espessura nominal
Propriedades mecânicas
Resistência à tração
Resistência ao puncionamento estática (CBR) e dinâmica (queda do cone)
Propriedades de desempenho
Resistência de interface
Cisalhamento

Principais Ensaios executados em Geomembranas

Identificação dos constituintes
Natureza do polímero (DSC)
Teor de negro de fumo
Dispersão de negro de fumo
Índice de fluidez
Propriedades físicas
Espessura nominal
Densidade
Massa por unidade de área
Estabilidade dimensional
Propriedades mecânicas

Resistência à tração

(Gravata e faixa larga)

Resistência ao puncionamento 
Resistência à propagação de rasgo
Resistência ao estouro
Propriedades hidráulicas
Permeabilidade ao vapor
Absorção de água
Propriedades de desempenho
Resistência de interface
Resistência de emendas
Resistência química
Resistência UV

Fissuramento sob tensão