Normas Internas Vigentes da Pós-Graduação em Geotecnia

MESTRADO E DOUTORADO

 

Estas normas estão em acordo com os Regimentos de Pós–Graduação da USP e da Comissão de Pós-Graduação (CPG) – EESC e com o regulamento do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Além destas normas internas, todo aluno (mestrado e doutorado) do programa deve atender todas as exigências da USP e da EESC e os termos de compromissos que venham assumir durante o curso.

 

I – MESTRADO

I.1 – Da Seleção

Os alunos serão selecionados a partir dos critérios constantes no regulamento atual do programa e divulgados em edital publicado no site do programa de pós-graduação em Geotecnia. O edital também será publicado no diário oficial do Estado.

 

I.2 – Das Disciplinas

Os alunos selecionados para cursar o mestrado devem fazer matrícula no primeiro semestre em um conjunto de 3 (três) disciplinas fundamentais (Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas) e 1 (uma) disciplina complementar.

No segundo semestre, o aluno deve matricular-se em um conjunto de disciplinas, obedecendo às proposições do orientador, que atendam o regulamento do Programa de Geotecnia e o Regimento da Pós-Graduação da USP.

Além destas disciplinas o aluno poderá se matricular na disciplina “Preparação Pedagógica – Ensino em Geotecnia”, que tem como objetivos:

a) Permitir que o aluno faça o estágio PAE (Programa de Aperfeiçoamento de Ensino).

b) Preparar o aluno para fazer a apresentação oral de sua revisão bibliográfica nos Seminários Gerais em Geotecnia na primeira semana letiva do terceiro semestre.

 

Participação no programa PAE (programa de aperfeiçoamento de ensino)

O programa PAE é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e envolve a realização de uma disciplina de preparação pedagógica e a participação em atividades didáticas em disciplinas de Graduação, sob a supervisão de um docente. Apesar deste programa ser direcionado preferencialmente aos alunos de doutorado, os alunos de mestrado também podem participar. Mais informações podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação - http://www.prpg.usp.br/?page_id=359.

 

Seminários Gerais em Geotecnia

A apresentação dos Seminários Gerais constitui uma oportunidade de discussão dos temas das dissertações e teses pelos professores e pós-graduandos da Geotecnia. Essa discussão, coordenada pelo orientador, deve focar o estado da arte, em vez do projeto de pesquisa. O texto da revisão bibliográfica, com revisão do orientador, deverá ser entregue uma semana antes da apresentação oral, em duas cópias (coordenador e orientador).

 

 I.3 – Do Projeto de Pesquisa

Até o 5o mês após o ingresso (julho para ingressantes no primeiro semestre e dezembro para ingressantes no segundo semestre), o aluno deverá encaminhar à Coordenação do Programa o seu projeto de pesquisa completo, com detalhamento do cronograma e das atividades. Este documento será considerado na avaliação do desempenho acadêmico do aluno pelo programa.

Fazer uma apresentação oral para uma comissão de professores do programa expondo o projeto de pesquisa na primeira semana letiva do semestre subseqüente ao de ingresso (primeira semana letiva de agosto ou de março, dependendo da data de ingresso).

 

I.4 – Da Bolsa

O aluno selecionado poderá ser contemplado com uma bolsa de estudos, concedida por uma das instituições financiadoras. O aluno deve atender a todas as exigências constantes do contrato celebrado entre as partes e assinado por época da aceitação da bolsa. O não atendimento de uma única exigência será motivo de cancelamento da bolsa. Neste caso, a Coordenação do Programa enviará à instituição responsável pela concessão da bolsa a documentação para que a mesma tome as medidas cabíveis, constantes dos contratos, dos termos de compromisso e similares.

Ao final de todos os semestres os alunos serão avaliados no sentido de manutenção da bolsa de estudo.

Ao final do primeiro semestre, o aluno será avaliado tendo como base o seu rendimento nas disciplinas fundamentais (Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas), e no cronograma de atividades.

Ao final do segundo semestre, o aluno será avaliado tendo como base os conceitos obtidos nas 4 disciplinas cursadas.

O rendimento mínimo exigido para renovação da bolsa no primeiro e segundo semestre do curso será atingir índice de aproveitamento igual ou superior a 3, considerando o conceito A = 4, B = 3, C = 2 e o R = 0, observando os itens contratuais constantes das bolsas da CAPES (Termo de Compromisso – item II – comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante as normas definidas pela entidade promotora do curso – VER TAMBÉM FORMULÁRIO DE CANCELAMENTO); e do CNPq (IS – 018/2005).

Todos os pós-graduandos devem apresentar um relatório semestral das atividades desenvolvidas no programa, conforme consta do regulamento atual do programa de Geotecnia. O relatório deve vir com um parecer do orientador sobre o cumprimento das etapas previstas no cronograma proposto no plano de atividades e/ou projeto de pesquisa. Este relatório é condição fundamental para a avaliação do desempenho do aluno e também para a manutenção de sua bolsa. Fica fixada a data de 15 de janeiro e 15 de agosto, respectivamente para a entrega dos relatórios relativos ao segundo e primeiro semestres.

No inicio do quarto semestre (primeira semana letiva do mês de agosto ou de março em função do início) o aluno deverá entregar um relatório detalhado contendo Revisão Bibliográfica, metodologia e Resultados (modelo FAPESP) contendo o desenvolvimento da dissertação (boneco da dissertação até o final do terceiro semestre contendo os resultados da pesquisa). Este relatório será avaliado pelo programa, e caso não seja aprovado implicará na perda da bolsa de estudo.

 

 I.5 – Da Língua Estrangeira

O aluno deve obter aprovação em exame de língua inglesa conforme as regras estabelecidas no regulamento do programa de pós-graduação em Geotecnia. O aluno deverá comprovar aprovação no exame de inglês impreterivelmente até o prazo máximo de um ano após a data de sua primeira matrícula no curso.

Alunos estrangeiros, além do exame de inglês, deverão comprovar proficiência em língua portuguesa, também em um prazo máximo de 12 meses após a data de seu ingresso na pós-graduação.

 

 I.6 - Do exame de Qualificação

Para os alunos de Mestrado o exame de  qualificação é obrigatório. Consultar no regulamento atual do programa de Geotecnia os prazos e regras para realização do exame.

 

 I.7 – Entrega da Dissertação

 Para efetuar o depósito da dissertação o aluno deverá entregar cópia de um artigo enviado preferencialmente para uma Revista Qualis A ou B (de acordo classificação CAPES) ou, se adequadamente justificado pelo orientador, poderá ser aceito um artigo publicado em congresso ou simpósio internacional ou nacional (Não serão considerados encontros científicos de caráter regional ou local).

 

 II – DOUTORADO

 II.1 – Da Seleção

Os alunos serão selecionados a partir dos critérios divulgados em edital publicado no site do programa de pós-graduação em Geotecnia. O edital também será publicado no diário oficial do Estado.

 

II.2 – Das Disciplinas

Não há disciplinas obrigatórias no curso de doutorado. As disciplinas necessárias à integralização dos créditos deverão ser escolhidas de acordo com a definição dos respectivos orientadores e atender o regulamento do Programa de Geotecnia e o Regimento da Pós-Graduação da USP.

Por exigência da Capes, os seus bolsistas devem participar do Programa PAE e, portanto, são obrigados a cursar uma disciplina de preparação pedagógica. A disciplina oferecida pelo programa de Geotecnia com esta finalidade denomina-se “Preparação Pedagógica – Ensino em Geotecnia”.

  Participação no programa PAE (programa de aperfeiçoamento de ensino)

 O programa PAE é mantido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e é obrigatório para os alunos bolsistas da CAPES. Este programa envolve a realização de uma disciplina de preparação pedagógica e a participação em atividades didáticas em disciplinas de Graduação, sob a supervisão de um docente. Apesar de não ser obrigatório para os demais, qualquer aluno de doutorado pode participar. Mais informações podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação - http://www.prpg.usp.br/?page_id=359

 

 II.3 – Do Projeto de Pesquisa

O projeto de pesquisa apresentado no processo seletivo de ingresso no programa de pós-graduação será considerado como o projeto oficial do aluno para o desenvolvimento de sua pesquisa. Este documento será considerado na avaliação do desempenho acadêmico do aluno pelo programa. Caso considere ser necessário fazer modificações e ou adaptações no projeto original, o aluno deverá apresentar o projeto corrigido à coordenação, com anuência do seu orientador, até o 50 mês após o seu ingresso na pós-graduação.

 

II.4 – Da Bolsa

O aluno selecionado poderá ser contemplado com uma bolsa de estudos, concedida por uma das instituições financiadoras. O aluno deve atender todas as exigências constantes do contrato celebrado entre as partes e assinado por época da aceitação da bolsa. O não atendimento de uma única exigência será motivo de cancelamento da bolsa. Neste caso, a Coordenação do Programa enviará à instituição responsável pela concessão da bolsa a documentação para que a mesma tome as medidas cabíveis, constantes dos contratos, dos termos de compromisso e similares.

Ao final de todos os semestres os alunos serão avaliados no sentido de manutenção da bolsa de estudo. O rendimento mínimo exigido em disciplinas para a renovação da bolsa no primeiro e segundo semestre do curso será atingir índice de aproveitamento igual ou superior a 3, considerando o conceito A = 4, B = 3, C = 2 e o R = 0, observando os itens contratuais constantes das bolsas da CAPES (Termo de Compromisso – item II – comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante as normas definidas pela entidade promotora do curso – VER TAMBÉM FORMULÁRIO DE CANCELAMENTO); e do CNPq (IS – 018/2005).

Todos os pós-graduandos devem apresentar um relatório semestral das atividades desenvolvidas no programa, conforme consta do regulamento atual do programa de Geotecnia. O relatório deve vir com um parecer do orientador sobre o cumprimento das etapas previstas no cronograma proposto no plano de atividades e/ou projeto de pesquisa. Este relatório é condição fundamental para a avaliação do desempenho do aluno e também para a manutenção de sua bolsa. Fica fixada a data de 15 de janeiro e 15 de agosto, respectivamente para a entrega dos relatórios relativos ao segundo e primeiro semestres.

 

 II.5 – Da Língua Estrangeira

O aluno deve obter aprovação em exame de língua inglesa conforme as regras estabelecidas no regulamento do programa de pós-graduação em Geotecnia. O aluno deverá comprovar aprovação no exame de inglês impreterivelmente até o prazo máximo de um ano após a data de sua primeira matrícula no curso.

Alunos estrangeiros, além do exame de inglês, deverão comprovar proficiência em língua portuguesa em um prazo máximo de doze meses após a data de sua primeira matrícula no curso.

 

 II.6 - Do exame de Qualificação

O prazos e regras para realização do exame de qualificação dos alunos de doutorado constam do regulamento do programa de Geotecnia. Os alunos ingressantes a partir de 2014 devem seguir os prazos e regras do regulamento atual do programa.

Os alunos com ingresso anterior a 2014 continuam a seguir as regras e prazos anteriores.

 

 II.7 – Entrega da Tese

Para efetuar o depósito da tese o aluno deverá entregar cópia de um artigo enviado preferencialmente para uma Revista Internacional A (de acordo com a classificação QUALIS – CAPES), e se adequadamente justificado pelo orientador para uma Revista Internacional B (de acordo com a classificação QUALIS – CAPES), ou Revista Nacional A (de acordo com a classificação QUALIS – CAPES). Deverá ser comprovado a aceitação do artigo ou apresentar carta do editor atestando o recebimento do artigo para análise na revista.

voltar para o início da página