Programa de Pós-Graduação em Geotecnia

English VersionUK 

 

Em 2017, o Programa de Pós-Graduação em Geotecnia completou 40 anos de existência. Até dezembro de 2020, já foram formados 385 Mestres e 125 Doutores, os quais estão atuando em Universidades, Institutos de Pesquisa e Empresas Públicas e Privadas.

A missão do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia é promover o ensino e a pesquisa da mais alta qualidade e rigor. O objetivo principal do Programa é formar profissionais e produzir pesquisa capazes de contribuírem para o avanço do conhecimento e solução de problemas relevantes para a sociedade.

O Programa é formado por uma única área de concentração (Geotecnia) e por dez (10) linhas de pesquisa, sendo estas: Geotecnia Ambiental; Melhoria dos Solos; Engenharia de Fundações; Geossintéticos; Estudo de Rochas Ornamentais para Revestimentos; Desenvolvimento de Equipamentos para Ensaios Geotécnicos de Campo e Laboratório; Modelagem Numérica de Problemas Geotécnicos; Mapeamento Geotécnico; Mecânica das Rochas; Propriedades Geotécnicas de Solos Naturais e Compactados.

É digno de nota a manutenção de uma filosofia de curso que busca contemplar, com igual importância, as áreas básicas da Geotecnia (Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas) e as aplicações delas decorrentes, como pode ser observado pela variedade e abrangência das linhas de pesquisa do Programa. Nota-se forte aderência das linhas de pesquisa com a área de concentração.

Diversas destas linhas de pesquisa tem forte conotação social por tratarem de temas ligados ao meio ambiente, ao planejamento urbano, a recuperação de áreas degradadas, a sustentabilidade, a redução de riscos geológicos e geotécnicos, a exploração de energia renovável e ao desenvolvimento de melhorias técnicas e econômicas para obras de Construção Civil e de Infraestrutura no Brasil.

A atualização promovida ao longo dos últimos anos se refletiu na criação de novas disciplinas e na interação com Instituições de diversos países por meio de convênios e do intercâmbio de discentes e docentes. Além da interação internacional, o Programa tem forte interação com Universidades e Instituições nacionais.

As pesquisas atualmente desenvolvidas no Programa tem forte ligação com quase todo o conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas e com os avanços técnicos e científicos do campo de conhecimento da Geotecnia. Algumas destas pesquisas estão enquadradas na Área Prioritária da Portaria MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (IV - Desenvolvimento sustentável: II – Energias renováveis; IV - Tratamento e reciclagem de resíduos sólidos; V - Tratamento da poluição; VII – Preservação ambiental; VI – Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres ambientais e naturais).

A diversidade de temas, aliada à apropriada infraestrutura e à forte interação dos grupos de pesquisa do Programa com outros grupos do Brasil e do exterior, propiciam ao pós-graduando um excelente ambiente acadêmico para o desenvolvimento de sua pesquisa.

O Programa dispõe de diversos laboratórios, providos de distintos equipamentos atualizados que dão suporte ao desenvolvimento das pesquisas e atividades didáticas de Pós-Graduação e Graduação. O Departamento de Geotecnia também dispõe de um Campo Experimental de Fundações, situado no Campus I da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos.

E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.