Mapeamento Geotécnico

As pesquisas em Mapeamento Geotécnico estão embasadas em um conjunto de técnicas que foi difundido e vem sendo usado por empresas publicas e privadas. O Mapeamento Geotécnico básico é realizado em escala regional (1:50.000) e detalhada (1:10.000), para fins gerais e específicos. Nessa linha, foram iniciadas pesquisas abrangendo os seguintes temas: a) Mapeamentos geoambientais (erosão, escorregamentos, contaminação, entre outros); b) Mapeamento envolvendo aplicação de recursos de geoestatística e análise multivariada; c) Mapeamento geotécnico envolvendo a técnica de landforms; d) Cartas de riscos; e) Geoindicadores; f) Estabilidade de taludes e SIG. Na atualidade as pesquisas em andamento estão voltadas para os aspectos de análise probabilística, o que vêm demandando estudos específicos sobre a relação aleatória entre atributos geotécnicos e os eventos perigosos.

 

Docentes:

 

Prof. Tit. Lázaro Valentin Zuquette (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
 
Prof. Assoc. Oswaldo Augusto Filho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
 
Prof. Tit. Osni José Pejon