fachada5

Departamento de Geotecnia

O Departamento de Geotecnia (SGS) recebeu esta denominação há mais de 45 anos, e, já nessa época, apresentava um caráter multidisciplinar e inovador, envolvendo profissionais das áreas de Engenharia Civil e Geologia numa simbiose que, praticamente, não encontra paralelo em Instituições brasileiras, pelo fato de abordar em igualdade de condições as três disciplinas básicas da Geotecnia (Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas), bem como as disciplinas de aplicação.

Além do Departamento de Geotecnia apresentar esta característica multidisciplinar, esta cooperação e união complementar entre engenheiros civis e geólogos têm enriquecido tanto as pesquisas desenvolvidas na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), como também contribuído para uma melhor formação dos alunos de graduação e de pós-graduação. Atualmente, os docentes desse Departamento têm atuado nas áreas de Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos, Mecânica das Rochas, Fundações, Túneis, Melhorias de Solos/Geossintéticos, Mapeamento Geológico-Geotécnico e Geotecnia Ambiental.

Nas suas atividades acadêmicas ligadas ao ensino de graduação, o Departamento de Geotecnia atende aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Arquitetura da USP/São Carlos.

Missão

A missão do Departamento de Geotecnia é promover a excelência na formação de pessoal qualificado em níveis de graduação e de pós-graduação na área de Geotecnia, além de produzir e divulgar conhecimento técnico e científico de alto nível, de maneira a contribuir para o aprimoramento da área de Geotecnia, promover o desenvolvimento da Engenharia Civil e Ambiental e a integração com a sociedade. A formação destes alunos de graduação e pós-graduação deve ser alicerçada em sólido conhecimento específico e integrado, preparando-os para atuação profissional nos principais campos de aplicação da Geotecnia, sejam obras civis ou estudos ambientais.

Visão

O Departamento de Geotecnia tem uma visão científica e acadêmica embasada nos princípios gerais da Área de Conhecimento das Engenharias, mais especificamente da Engenharia Civil, diferenciando-se da pesquisa científica pura em dois aspectos fundamentais: a valorização prática e econômica do objeto investigado e a denotação específica e precisa do fim a que se quer chegar. Desta forma, o Departamento é reconhecido nacionalmente e internacionalmente como formador de profissionais especializados em campos da Geotecnia, com capacidade de contribuir para resolver desafios tecnológicos em projetos e na implantação de obras civis, bem como na prevenção e na mitigação dos impactos ambientais negativos associados a estes empreendimentos. Além deste forte componente de formador de profissionais especializados, o Departamento tem atuado intensamente na capacitação de pesquisadores para atuação acadêmica em diferentes universidades brasileiras e latino-americanas.