Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE

PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) é regulamentado pela Portaria GR 3588.

Este programa destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de Mestrado e Doutorado.

Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação.

Ele é composto de duas etapas:

1. Preparação Pedagógica
  2. Estágio Supervisionado em Docência

Etapa de Preparação Pedagógica

Na Etapa de Preparação Pedagógica o aluno deverá cursar uma disciplina de Pós-Graduação, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior. Para saber qual a disciplina de preparação pedagógica, por favor, procurar a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia.

Etapa de Estágio Supervisionado

Quanto à Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, esta é realizada especificamente em disciplinas de graduação, devendo o interessado se inscrever na Unidade de Ensino da área de conhecimento pertinente ao seu curso. Os editais para essa etapa são disponibilizados no site do Programa de Pós-Graduação. O aluno deverá procurar o docente responsável pela disciplina de graduação que ele está interessado, para que o mesmo assine como supervisor do estágio.

Ao final do estágio, depois de cumpridas as formalidades, os participantes que obtêm aproveitamento satisfatório têm direito a um certificado e, a critério da Comissão de Pós-Graduação, poderão receber créditos pela atividade.

O Programa é opcional aos alunos de Pós-Graduação da Universidade, exceto àqueles que são contemplados pela Bolsa Demanda Social da CAPES, cujo regulamento solicita a realização de estágio.

Diretrizes

As diretrizes do Programa PAE válidas estão disponíveis para download no formato (.pdf)

Ficha de avaliação (supervisor):Ficha de avaliação

Relatório de estágio: Relatório de estágio