Infraestrutura

      O Departamento dispõe de diversos laboratórios, providos de distintos equipamentos atualizados que dão suporte ao desenvolvimento das pesquisas e atividades didáticas de Pós-Graduação e Graduação. Estes laboratórios encontram-se instalados nas dependências do Departamento de Geotecnia em uma área de 1900 m², estando divididos em dois edifícios que envolvem os setores de Mecânica dos Solos, Geotecnia Ambiental, Geologia de Engenharia, Mecânica das Rochas e Geossintéticos.

      O Departamento de Geotecnia também dispõe de um Campo Experimental de Fundações, situado no Campus I da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos. Nesse campo experimental também são testados os novos equipamentos desenvolvidos para a investigação de campo.

      O Programa de Pós-Graduação em Geotecnia realiza também atividades de campo para fins de mapeamento geotécnico e avaliação de riscos de contaminação em diversas regiões no estado de São Paulo e também em outros estados.

      A infraestrutura de informática do Departamento de Geotecnia conta com 100 microcomputadores. Todas essas máquinas estão conectadas à rede local do Departamento de Geotecnia, tendo pleno acesso à Internet, com possibilidade de alcançar os recursos disponibilizados por importantes instituições de ensino e pesquisa do mundo todo. Além do mais, essas máquinas podem se comunicar entre si no que se refere ao compartilhamento de recursos, tanto de hardware como de software.

     O Departamento conta com equipamentos periféricos tais como impressoras a laser, 2 plotters, mesas digitalizadoras e impressoras para grandes volumes de impressão, a qual é considerada ideal para utilização corporativa em rede. O Departamento de Geotecnia também possui uma área computacional especialmente voltada ao tratamento de imagens de satélite, digitalização de mapas e geoprocessamento (Mapeamento Geotécnico). A rede local do Departamento de Geotecnia possui uma elevada capacidade de gerenciamento de todos os seus pontos, graças à utilização de switches e hubs de última geração, para redes de par trançado de categoria cinco (5).

      O Programa de Pós-Graduação em Geotecnia já tem à sua disposição recursos de videoconferência, permitindo a realização de defesas com a participação à distância de membros da banca, assim como o oferecimento de cursos à distância.