Nome: Valéria Guimarães Silvestre Rorigues

Representante do Departamento junto à Comissão de Pesquisa da EESC-USP

Representante do Departamento junto à Comissão de Biblioteca da EESC-USP

Tema de Interesse - Geotecnia Ambiental

Graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1998), Mestrado em Geociências (Programa de Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Geociências (Programa de Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2007). Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP (2008-2010), no projeto: "Análise Ecotoxicológica e Biomonitoramento em Bivalves do Rio Ribeira de Iguape - Avaliação da Poluição". Atualmente é Professora Associada da Escola de Engenharia de São Carlos (Departamento de Geotecnia) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia e Geotecnia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação, metais potencialmente tóxicos (solos, sedimentos lacustres e sedimentos fluviais), resíduos de mineração, resíduos de ETE, bioindicadores, avaliação de áreas degradadas por contaminação e por processos erosivos e recuperação de áreas degradadas.