Cintra

Nome: José Carlos Angelo Cintra

Tema de Interesse

• Engenharia de Fundações

É graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1976), onde também obteve os títulos de mestre em Geotecnia (1981), doutor em Geotecnia (1987) e Livre-docente (1995). Fez estágio de pós-doutorado no Laboratoire Central des Ponts et Chaussées (1988/89) - França, e, desde 2001, é professor titular do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Atua na linha de pesquisa Engenharia de Fundações, com destaque para o tema Fundações em Solos Colapsíveis. Tem 32 orientações concluídas de mestrado e doutorado, e mais de uma centena de publicações em anais de congressos e em periódicos nacionais e internacionais, além de livros publicados sobre Fundações. Também se dedica à atividade de ensinar a ensinar, na qual cuida da preparação de pós-graduandos para as apresentações orais públicas e para a docência universitária. Nessa atividade, desenvolveu uma técnica de apresentação, divulgada em livros e DVDs de sua autoria, conciliando didática e oratória com datashow. Ministra cursos, minicursos e palestras nos temas técnica de apresentação, didática e oratória, vencendo a timidez e o medo de falar em público, reinventando a aula expositiva, a arte de ensinar, e superando os conflitos das gerações X e Y. Premiado como a melhor palestra do CBTD - Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento, em 2007.

Página Pessoal