Nome: José Eduardo Rodrigues

• Caracterização Tecnológica de Rochas Ornamentais
  • Estudos Geoambientais em Bacias Hidrográficas

Possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1976), doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1982) e pós-doutorado pela ORSTOM e Universidade de Poitiers-França (1992). Foi diretor, durante 4 anos, da Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial (FIPAI) e atualmente é Professor Titular aposentado do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos-USP. Consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo(FAPESP), consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES) e do CNPQ, consultor da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e bolsista nivel 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi membro do Conselho deliberativo da ABGE por 4 anos e atualmente é membro do Corpo de Consultores .Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia, e atuou principalmente nos seguintes temas: mapeamento geotécnico, processos erosivos acelerados, caracterização de materiais inconsolidados. Atualmente desenvolve pesquisas sobre Rochas Ornamentais, notadamente em processos de beneficiamento de serragem e de polimento com enfoque para as características petrográficas dos materiais rochosos.