Agenda de Defesas

Dissertação de Mestrado

Candidata Laura Nathalia Guerrero Zabala

Título: "ESTUDO DA ESTABILIDADE DE TALUDES EM UM SOLO LATERÍTICO ARENOSO SOB EFEITO DE INFILTRAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS"

Defesa: dia 11 de janeiro de 2021, às 14:00h no link: https://meet.google.com/zox-ozcj-uba?hs=122&authuser=0

Prof. Dr. Edmundo Rogerio Esquivel - Orientador - EESC/USP

Prof. Dr. Marcos Massao Futai - EP-USP

Profa. Dra. Giovana Bizão Georgetti – UFU

Resumo:

Os movimentos de massa são um dos processos geológicos mais destrutivos, podendo causar milhares de mortes e danos materiais, atingindo valores incalculáveis a cada ano. A ruptura de taludes pode estar condicionada a diversos fatores, destacando-se a infiltração de água chuva, uma vez que a maioria de escorregamentos ocorrem durante ou após de um evento pluviométrico. Durante um evento pluviométrico ocorre uma diminuição das poropressões negativas e consequentemente a diminuição da resistência ao cisalhamento do solo que pode causar a instabilização do talude. O desencadeamento de um deslizamento pode depender não apenas do volume total da precipitação de chuva, mas também da duração e intensidade da mesma. A presente pesquisa teve como finalidade avaliar numericamente a estabilidade de taludes hipotéticos, homogêneos, com diferentes declividades (30°, 45° e 60°) sob influência da infiltração de água chuva. Análises de estabilidade de taludes considerando solos não saturados e o efeito da sucção representam de uma forma mais realista as condições de campo. Para a realização das análises foi escolhido um solo laterítico, típico da região de São Carlos (SP), pertencente às formações Serra Geral e Botucatu. No estudo, foram avaliadas duas alternativas em relação a estrutura do solo constituinte do talude: condição natural de campo e condição compactada. A modelagem numérica foi realizada utilizando os módulos de SEEP/W, SIGMA/W e SLOPE/W do pacote GeoStudio. Os resultados obtidos mostraram que chuvas de baixa intensidade e longa duração são mais críticas em relação à estabilidade dos taludes, do que chuvas de alta intensidade, mas de curta duração. Também foi evidenciado que taludes compostos de solo compactado, devido a sua baixa condutividade hidráulica, mostraram serem menos susceptíveis ao efeito das precipitações pluviométricas, quando comparados com taludes compostos de solo natural.

Palavras chave: estabilidade de taludes, solo não saturado, solo laterítico, precipitações pluviométricas, modelagem numérica.

Dissertação de Mestrado

Candidato: Rony Souza dos Santos

Título: "Lastro ferroviário de granitos e rocha básica em regiões tropicais: relações entre petrografia, propriedades físico-mecânicas e de alterabilidade"

Defesa: dia 19 de janeiro de 2021, às 14:00h no link: https://meet.google.com/hgy-ftpi-zhy?hs=122&authuser=0

Prof. Dr. Rogério Pinto Ribeiro - Orientador - EESC/USP

Profa. Dra. Denise Balestrero Menezes – UFSCar

Rosângela dos Santos Motta (4965630) - Escola Politécnica da USP

Resumo:

A importância da correta escolha do tipo de rocha para compor um lastro ferroviário está em reduzir os onerosos custos de manutenção, causados pela sua degradação devido ao tráfego e o intemperismo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é avaliar, de modo comparativo, a evolução dessa degradação de três materiais rochosos, dois granitoides e um micro-gabro que, eventualmente, poderiam ser empregados como lastro, pela proximidade das pedreiras com o traçado de uma ferrovia a ser construída entre São Paulo e entorno de Campinas, região sudeste do Brasil. Eles foram submetidos a ensaios de alterabilidade com água, imersão em soluções de sulfato de sódio e de etilenoglicol, todos com secagem água-estufa. Tendo como base análises petrográficas detalhadas, foram realizados ensaios Micro-Deval e Slake Durability Index com e sem conjugação aos referidos ensaios de alterabilidade. Adicionalmente, foi utilizado o equipamento Weather-Ometer que simula ciclos de condensação e emissão de radiação ultravioleta (UV) e controle de temperatura, evidenciando uma notável modificação macroscópica em respeito ao aspecto de coloração e das características superficiais dos minerais máficos especialmente no micro-gabro. Os resultados obtidos são pontuais, válidos e positivos para as amostras das porções dos maciços que foram cuidadosamente selecionadas e descritas, tendo em vista as diferentes características dos granitoides pertencentes aos Complexos Morungaba e Cantareira. No caso da rocha básica, o micro-gabro, não é indicada para a região de clima tropical estudada. Cabe destacar, no entanto, que os materiais pétreos utilizados como agregado para lastro de ferrovias ficam sujeitos à exposição constante das intempéries, estando sob maior influência do meio em termos da decomposição dos minerais por reações químicas. Portanto, estudos envolvendo alterabilidade se tornam tão importantes quanto os de caracterização geomecânica das rochas visando este tipo de uso.

Palavras-Chave: Lastro ferroviário. Propriedades das rochas. Análises petrográficas. Ensaios tecnológicos. Alterabilidade.; Imersão em etilenoglicol. Câmara UV. Micro-Deval.

Aluno: Fernando Augusto Correa

Título: "Contribuição aos estudos de rochas brasileiras visando uso como lastro ferroviário: ênfase em correlações geomecânicas e ensaios de alterabilidade"

Defesa: dia 20/01/2021 às 14 horas por acesso remoto link: https://meet.google.com/tmn-fqnz-ckj?hs=122&authuser=0

Prof. Dr. Rogério Pinto Ribeiro – Orientador –SGS/EESC/USP