Indústria da Pedra

Indústria da Pedra:  da Extração à Aplicação Final

Neste livro é apresentada, de maneira sucinta, uma coletânea das pesquisas realizadas na Área de Pós-Graduação em Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos da USP sobre rochas ornamentais e de revestimento usadas em obras de engenharia.

O objetivo central é difundir os conhecimentos adquiridos sobre um assunto amplo e ainda pouco tratado nos meios técnico e acadêmico, destinado a engenheiros e aos demais profissionais da construção civil e da “Indústria da Pedra”, alunos de graduação e de pós-graduação.

Levando-se em conta as informações já obtidas, o título que mostrou-se mais adequado é “Indústria da Pedra: da Extração à Aplicação Final”. Desta forma, acreditamos estar divulgando um tema de grande importância, principalmente porque nos dias de hoje constata-se um notável aumento na utilização de revestimentos de edificações com placas de rocha, associado ao fato de que o Brasil ocupa posição de destaque na produção mundial destes materiais.

O livro contém onze capítulos, abrangendo desde a história do uso das pedras como revestimento, suas características e funções requeridas, passando pelos processos de beneficiamento para obtenção de placas até a sua fixação em obras de engenharia.

Pela amplitude do tema, a constante inserção de tipos diferentes de rochas e de equipamentos na cadeia produtiva da Indústria da Pedra e pela contribuição de pós-graduandos da Área mencionada acima, tornam-se necessárias frequentes revisões do conteúdo. Por esta razão, adotou-se a publicação na forma digital, tanto para facilitar as atualizações do texto como o acesso amplo e gratuito do mesmo, que constituem os objetivos fundamentais de uma universidade pública no que se refere à difusão do conhecimento.

Para acessar o livro clique aqui.